segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como Fazer os Chifres da Malévola em Casa



Primeiro irei mostrar algumas fotos com o resultado do chifre, este mesmo encomendado por minha amiga, Sheyliane Ribeiro, que "Fechou" em uma festa à fantasia usando o figurino da personagem Malévola. Logo em seguida você terá o tutorial de como confeccionei esse acessório.





Tutorial

Antes de tudo venho a contar sobre a experiência que tive ao fazer esse acessório, para mim foi mais um desafio que um trabalho, recebi a proposta do meu primo avisando o interesse de uma amiga em fantasiar-se de Malévola, a princípio achei impossível mas prometi tentar fazer ao lembrar que tinha comprado um pano de veludo para fazer um blazer pra mim, mas que acabei alugando.
     Meu primeiro problema foi encontrar uma forma de apoiar o chifre, então pensei no capacete, o mesmo custou dez reais, depois outra tarefa chata foi o tamanho da cabeça de Sheyliane Ribeiro, não por ser grande, e sim por ser uma encomenda à distância, eu deveria fazer um tamanho ajustável, até porque o acessório cobre da testa até a nuca, então não dá para fazer um encaixe, tem que amarar ou prender.
    Para prender o chifre no capacete foi bem complicado pois tive que furar o capacete para amarrar o arame no mesmo que acabou ficando m pouco flexível e tique que reforçar com cola quente. É muito difícil moldar os dois chifres para que fiquem simétricos então sugiro que tenham duas fotos de apoio do chifre dela, uma de frente e outra de lado, só assim você pode acompanhar a modelagem com mais precisão.
  Os materiais que usei foram, Tesoura, Papel, Fita adesiva, Capacete, Cola, Arame, Tecido Veludo preto, linha, agulha, Cola quente.
     Entre algumas coisas a mais, que talvez eu não tenha lembrado. Esse tutorial é apenas de apoio para quem quer um rumo de pensamento ou uma maneira de fazer o acessório, de forma bem resumida e não detalhada, por isso você terá que usar um pouco sua cabeça para resolver alguns possíveis problemas.
Gasto aproximado R$ 50,00

Bem Vamos Confeccionar ( Imprima as duas fotos de apoio)

Primeiro você irá comprar um capacete de plástico parecido com esse aqui!


Essas setas estão indicando onde ficarão os chifres.
Feito isso você irá cortar a parte traseira do capacete para que ele fique justo a sua cabeça.



Porque cortar a parte detrás?
Essa parte detrás é pelo fato do capacete ser folgado, então com corte possibilita-se que você ajuste o tamanho de sua cabeça.


Você pode fazer esse corte representado com a listra preta, com uma faca, tesourão ou serra.
Aconselho usar a faca esquentada em fogo.


Depois você tem que cortar essa parte da frente como ilustrado na figura acima.


Essa parte que sobrou do capacete você irá cortar dessa forma.

  
E depois dessa forma, como indica a parte preta.


Feito isso, com auxílio de algo colante ( eu usei fita adesiva ) Cole a parte cortada na parte frontal do acessório, onde ficará a testa.


Faça dois furos em cada parte indicada pelas setas, agora você irá precisar de dois arames para fazer o esqueleto do chifre.


Com os dois arames prontos você já terá o molde primário do acessório.


Dicas e Finalização 

Como você pode ver nessa foto abaixo, já está feito o chifre, irei explicar o processo. Veja que a parte da testa ainda está por colar. Como você pode observar, fiz o chifre com papel machê, essa prática nada mais é que colar papel molhado com cola e água, antes disso você precisa revestir o arame com fita adesiva.


Esses vídeos a seguir mostram a confecção do chifre passo a passo.

Arame comum, lembre-se de primeiro amarrá-lo no buraco do capacete antes de moldá-lo.



Essa parte do vídeo mostra o exemplo de molde que você pode usar para deixar o chifre simétrico.



Depois disso você irá enrrolar com fita adesiva, sempre lembrando de moldar o chifre que inicia grosso e vai afinando até a ponta.



Esse processo encerra assim, e você pode colocar papel machê ou finalizar com a própria fita adesiva.



Como mostrado acima, o processo do meu foi finalizado com papel machê, depois de seco você irá passar para a parte de cobertura, não se assuste, é como se estivesse embrulhando um presente.


Cobertura


Usei esse tecido, tipo veludo, comprei no metro em uma loja de minha cidade, saiu por 24 reais. Como pode observar, o chifre está brilhando, eu pintei mas a textura da pintura não ficou legal, então Sheyliane Ribeiro, me deu a ideia de cobrí-lo com o tecido.



Ficou um efeito de couro com uma textura legal para foto, para fazer esse molde e costurar é só fazer o seguinte.



Irá resultar nisso, mas não esqueça de costurar pelo avesso e com linha escura ou preta.





para cobrir essa parte onde aparece o tronco do chifre, ei cortei dois pedaços de pano como você pode ver um ilustrado, a ponta mais fina dele foi costurada no tronco do chifre na parte de trás, depois é só enrrolar uma volta no tronco e amarrar atrás da cabeça, servindo como cobertura para as orelhas.














Feito isso, basta apenas você cortar os moldes de veludo e costurar cobrindo tudo.




quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fazendo Uma Sanfona de Papel em Casa!

Deixarei o Video para que você possa entender melhor, Link a seguir! Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ThJ5WNtaF9k








Esse é o Tutorial escrito, com ele é possível ter uma ideia de como começar, e você personaliza como quiser. 

Usei esse papel cartão tipo cartolina!

e duas caixas iguais para as laterais, se preferir corte uma caixa em duas metades.











Pegue uma cartolina para fazer o fole e dobre-a tipo um leque, vão ser 4 lados da caixa sendo dois maiores e dois menores, você tira as medidas da caixa que vai usar: Essas duas rosa, são uma para frente e outra para trás da sanfona, reparou que são do mesmo tamanho?

Você vai cortar os bicos para formar um quadrado, lembre que a parte aberta fica para dentro.
Fazendo isso, você vai furar dessa forma para depois amarrar.
Depois de amarrar o fole basta apenas colar as duas partes com cola quente e depois personalizar, lembrando de antes revestir a caixa com papel colorido de sua preferência.